Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

É dia das mães!

>> sábado, 10 de maio de 2014

Compartilho com vocês um texto que fala
da fase da vida em que me encontro...
...três filhos adolescentes e um temporão.
E ser mãe é isso... se refazer a cada instante.

Mãe (desnecessária) - Márcia Neder
A boa mãe é  aquela que vai se tornando desnecessária com o passar do tempo. 
Várias vezes ouvi de um amigo psicanalista essa frase, 
e ela sempre me soou estranha.
Até agora. Agora, quando minha filha de quase 18 anos começa a dar vôos-solo.
Chegou a hora de reprimir de vez o impulso natural materno de querer
colocar a cria embaixo da asa, protegida de todos os erros, tristezas e perigos. 
Uma batalha hercúlea, confesso. Quando começo a esmorecer na luta para
controlar a super-mãe que todas temos dentro de nós, lembro logo da frase, hoje
absolutamente clara. Se eu fiz o meu trabalho direito, 
tenho que me tornar desnecessária.
Antes que alguma mãe apressada me acuse de desamor,
 explico o que significa isso.
Ser "desnecessária" é não deixar que o amor incondicional de mãe,
que sempre existirá, provoque vício e dependência nos filhos,  
como uma droga, a ponto de eles não conseguirem 
ser autônomos, confiantes e independentes.
Prontos para traçar seu rumo, fazer suas escolhas, superar suas frustrações
e cometer os próprios erros também. A cada fase da vida, vamos cortando e
refazendo o cordão umbilical. A cada nova fase, uma nova perda é um 
novo ganho, para os dois lados, mãe e filho.
Porque o amor é um processo de libertação permanente e esse vínculo
não pára de se transformar ao longo da vida. Até o dia em que os filhos se tornam
adultos, constituem a própria família e recomeçam o ciclo. O que eles precisam
é ter certeza de que estamos lá, firmes, na concordância ou na divergência,
no sucesso ou no fracasso, com o peito aberto para aconchego,
o abraço apertado, o conforto nas horas difíceis.
Pai e mãe - solidários - criam filhos para serem livres.
Esse é o maior desafio e a principal missão.
Ao aprendermos a ser "desnecessários", nos transformamos
em porto seguro para quando eles decidirem atracar.

Agradeço ao meus quatro filhos que me proporcionam
a vivência da maternidade de forma única e intensa.
Feliz dia das mães!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho e por acompanhar o meu trabalho.

Voltar para Começo